Na sadia convivência de homens e mulheres somos purificados

O processo para transformar a cana-de-açúcar em álcool é muito demorado. A cana precisa ser passada várias vezes na moenda até o bagaço ficar totalmente seco. Assim, surge a garapa, que também não é pura ainda, pois possui muitos resquícios dessa planta. Para retirar toda a impureza, a garapa vai para o fogo e, depois de fervida e destilada, vai subindo por uma serpentina. À medida que sobe vai sendo purificada até tornar-se álcool puro. Você está nesse processo.

A cana já possui o álcool em si, mas precisa deixar-se moer, ferver e destilar num longo processo de purificação. Da mesma forma, você precisa deixar-se trabalhar pelo Espírito Santo para que venha à tona o “álcool puro” que você é. Pode ser que você já esteja passando pela “serpentina”, já bastante “destilado”, mas não está puro totalmente. Pode ser também que você esteja como “caldo grosso” ou ainda “passando pela moenda”, o que é doloroso. É preciso que você aguente firme, pois essa é a hora em que Deus quer trabalhar em você.

Nesse processo de purificação, o Senhor colocou homem e mulher juntos. É um erro pensar que para poder ser puro é necessário “separar as águas”. No meu tempo de menino, na escola, nós brincávamos separados: homem com homem e mulher com mulher. Mas compreenda: Deus criou homem e mulher para viverem juntos, em sadia convivência.

Para que os homens sejam puros e consigam chegar aonde Deus quer, eles precisam das mulheres; eles precisam conviver com elas de forma sadia, como o Senhor sempre quis. Da mesma forma, para que as mulheres sejam puras e passem por esse processo de “destilação” precisam de uma sadia convivência com os homens. 

A realidade mostra que todos nós fomos muito marcados quanto ao relacionamento homem e mulher. Fatos dolorosos aconteceram conosco, principalmente com a mulher, que tem sido muito marcada. Muitas nem querem mais saber de homens, pois acham que são todos iguais àqueles que as decepcionaram.

Muitos homens tiveram experiências com mulheres fáceis, que se insinuaram e se entregaram facilmente. Para muitos deles, elas se tornaram apenas objetos de prazer. Nada disso, porém, corresponde à realidade linda que Deus criou.

Na Canção Nova, Deus nos deu a graça da experiência de homens e mulheres vivendo em sadia convivência, mostrando que é possível criar um oásis no meio desse deserto de depravação e malícia. Não é fácil; é uma luta, mas é possível. É nessa convivência sadia de homens e mulheres que vai acontecer a purificação de que todos nós precisamos. 

Esse é o projeto de Deus. Isso é possível! E é isso que vai nos levar a sermos homens e mulheres puros, como o álcool que começou como cana, depois garapa suja e se purificou.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
 

Trecho retirado do livro 'Homens e mulheres em sintonia'

0 comentários:

Postar um comentário

Write here, about you and your blog.
 
Copyright 2009 Eu vivo pela fé ♪ All rights reserved.
Free Blogger Templates by DeluxeTemplates.net
Wordpress Theme by EZwpthemes